Este site é desenvolvido por entusiastas e admiradores do artista Silvio Santos e não possui nenhuma ligação com empresas do Grupo Silvio Santos.

27 de abr. de 2012

Livro promete revelar a fórmula de sucesso de Silvio Santos

Há cinquenta anos no ar, o Programa Silvio Santos consiste em uma experiência única na televisão brasileira. Sob vários formatos, mas com o carisma e entusiasmo de sempre, o apresentador e proprietário do canal SBT tem presença garantida nos domingos em família. Mas, qual o segredo de tão grande sucesso? A resposta se encontra no livro Silvio Santos vem aí (Editora da UFF, 160 pág., R$ 34,00), lançado no último dia 18 de abril.

A autora Silvia Maria de Sousa é professora adjunta de Linguística no Departamento de Ciências da Linguagem da Universidade Federal Fluminense, e recorreu à semiótica, uma teoria da área de letras aplicada a estudos de comunicação, para tentar descobrir os motivos da grande audiência do animador.

A intenção é decifrar as técnicas utilizadas por Silvio para atrair o público, desde aquilo que é falado, até a sua aparência, atitude e relacionamento com os colegas de auditório. Um exemplo é o microfone fixo em seu peito, apontado no livro como uma de suas marcas registradas. Como afirma a professora Lúcia Teixeira, na apresentação, “a autora analisa minuciosamente a linguagem múltipla e diversificada que constitui o programa, estabelecendo articulações entre som e imagem, movimento e iluminação, gestualidade e utilização do espaço cênico”.

A autora ainda traça importantes considerações a respeito de conteúdos associados aos valores conservadores de uma sociedade em que o cidadão humilde que vence na vida é tido como herói. É o caso do apresentador, um homem que enriqueceu com o trabalho duro e inspira tantos brasileiros.

Sobre a autora: Professora adjunta de Linguística no Departamento de Ciências da Linguagem da Universidade Federal Fluminense, Silvia Maria de Sousa integra o grupo de pesquisa Semiótica e Discurso (SEDi), investigando textos veiculados no espaço cibercultural. Seu tema de interesse principal versa sobre a mídia popular em suas múltiplas manifestações.


Silvio Santos vem aí: programas de auditório do SBT numa perspectiva semiótica
Autora: Silvia Maria de Sousa
Editora da UFF, 2012
R$ 34,00
Pág. 160
ISBN: 978-85-228-0583-9

O livro já está a venda, com entrega para todo o Brasil, pelo site da Editora da UFF e pode ser adquirido também nas livrarias da editora da UFF (apenas em Niterói, RJ)

O blog Baú do Silvio recebeu com muita satisfação a notícia deste lançamento e parabeniza a UFF e a professora Silvia Maria de Sousa. É sempre muito importante e valioso para os admiradores de Silvio Santos e estudantes e pesquisadores de comunicação e televisão no Brasil que cada vez mais surjam obras e referências bibliográficas para enriquecer as pesquisas sobre este assunto.

Desejamos sucesso para o livro!

3 comentários:

  1. Providenciando urgente a compra de um exemplar. Mas tô passando aqui mesmo para fazer uma sugestão: que tal você falar sobre os programas do Silvio que foram herdados por outros apresentadores, como o exemplo mais recente do Roda a Roda? Fica a dica. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria que o pessoal da página do blog o bau do silvio fizesse uma reportagem,uma postagem dizendo como ficaria os domingos do sbt em 1989 se Silvio fosse eleito presidente do Brasil.obrigado

    ResponderExcluir
  3. Adoro o SILVIO SANTOS, mas acho que a fase dele mais bacana e magnetizadora era na época em que apresentava seu programa no antigo Teatro Silvio Santos, no simples bairro do Carandiru - zona norte de São Paulo. Hoje tudo está muito artificial. A estrutura do estúdio, sem energia ou magia. Porém quanto a ele continua sendo o maior apresentador de progrmas de auditorio do país e certamente do mundo!!!

    ResponderExcluir

Atenção:

Comentários anônimos poderão ser excluídos.

Os comentários são moderados. Os editores se reservam ao direito de excluir comentários ofensivos, injuriosos, agressivos ou não condizentes com a postura editorial e a proposta deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

As mais lidas